“Economia Prateada: um consumidor que vale ouro” será tema de palestra no Sindilojas Vale Germânico
.png)
.png)
Os dados anuais revelam que apopulação mundial está em processo de envelhecimento. Uma realidade, porém,mais do que desafio, uma grande oportunidade econômica. Essa será a abordagemda reunião-almoço Oficina de Negócios, do Sindilojas Vale Germânico, no dia 12de março, a partir das 11 horas. A economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS,Patrícia Palermo, traz a palestra “Economia Prateada: um consumidor que valeouro”.
Patrícia trará dados, análises etendências sobre como o envelhecimento populacional, como esse processo molda ocomportamento de consumo e a criação de novas demandas para o setor produtivo.“Vamos conversar sobre o rápido processo de envelhecimento da população,fatores condicionantes e impactos. O core da palestra é a sensibilização quantoao potencial de consumo dessa população”, antecipa a economista, que ainda faráuma breve avaliação do cenário econômico atual e suas perspectivas.
O tema é pertinente. Números do Bankof America Merrill Lynch revelam que a chamada Economia Prateada movimenta US$7,1 trilhões no mundo, o que a torna a terceira maior atividade econômicaglobal. No Brasil, esse público representa 20% do consumo, o que gera movimentaçãoanual na casa dos R$ 1,6 trilhão. Soma-se a isso o fato de que 22% das pessoascom mais de 60 anos continuam ativas no mercado de trabalho, reforçando seuprotagonismo econômico. No Rio Grande do Sul, o estado brasileiro líder empopulação “madura”, tem 20,16% de gaúchos com 60 anos ou mais.
A economista trará em sua palestrainformações sobre as maiores oportunidade de negócios voltadas a esse público.São setores como saúde, cuidado, habitação, turismo, lazer e serviçosfinanceiros, além de adaptações no varejo e na prestação de serviços.“Precisamos estar atentos às necessidades desse público, que busca qualidade,bem-estar, conveniência e experiências”, observa.
Patrícia Palermo é economista formadacom láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre edoutora em economia aplicada pela mesma universidade. Tem larga experiência noassessoramento econômico de empresas, entidades empresariais e cooperativas decrédito. É professora universitária desde 2004. Desde 2011 atua como economista-chefeda Fecomércio-RS. É professora da PUC-RS e das Faculdades São Francisco de Assis.Foi escolhida como Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia do RSem 2016.
Foto: Divulgação. | Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindilojas Vale Germânico.

.png)
.png)
.png)