Sindilojas Vale Germânico e a história da indústria que se tornou varejista digital

Sindilojas Vale Germânico e a história da indústria que se tornou varejista digital

O garoto criado entre os corredores de uma fábrica e de uma loja de calçados fundou e tornou-se CEO de uma marca de sucesso que comemora crescimento anual de 30% - média que vai subir, pois em 2025 já vendeu 42% a mais que no ano anterior - contou seu case de sucesso nesta quarta-feira (3), na Oficina de Negócios, reunião-almoço do Sindilojas Vale Germânico. Mateus Barcelos de Menezes, da Meu Sapato Preto, contou a história da indústria que se tornou varejista digital. O tema da palestra foi “Como o e-commerce mudou minha vida (e também pode mudar a sua).”

A Meu Sapato Preto foi fundada em 2019. Enfrentou dois anos de pandemia, a enchente de 2024 e um 2025 desafiador, com taxas de juros altíssimas e guerras comerciais. O empresário ainda ficou longe da empresa em 2022 para acompanhar o tratamento do primogênito. Mas com atitude e foco nas soluções, os números chegaram. “Nosso ecossistema vai direto da fábrica para o consumidor”, diz. Esse apelo virtual possibilita que a Meu Sapato Preto tenha 400 mil acessos mês no site. “Cerca de 110 mil pessoas já compraram conosco”, comenta.

Menezes explica que a motivação da empresa é o tripé “por que a gente faz, o que a gente faz e como a gente faz”. E para ele, “o que não faz sentir, não faz sentido”.

Na curta história, lembra que a Meu Sapato Preto nasceu pequena, mas agindo como grande. Entre a venda e a entrega, salienta que o pós-venda começa quando o produto é faturado. E valorizou a expedição ao colocar revisoras de qualidade da fábrica no serviço.

Na trajetória, lembra das ações que desenvolve para um mundo melhor. Defende a alegria no desenvolvimento do trabalho e que isso ajuda a manter o lema que é “viver para bater recordes e ter momentos fantásticos”. Por isso, tudo que faz é celebrado, “senão não faz sentido”. E os desafios, finaliza, são constantes.

A Oficina de Negócios tem patrocínio master da Sicoob, Viacredi Alto Vale (uma Cooperativa Ailos); apoio master da Feevale, patrocínio ouro da Casa Íris, patrocínio prata de Ferragem Casa Lar, CDL POA/FAGV, Doctor Clin, Safeweb, Caissutti Distribuidora, Quântica Assessoria Empresarial; patrocínio bronze de DataekContábil, Salvia Soluções Digitais, Baterias Lehnen, Benites Negócios Imobiliários; apoio da Fecomércio-RS, Sebrae, Essencial Máquinas de Café.

Da esquerda para a direita: Claudia Beretta, diretora de Marketing e Relacionamento da Universidade Feevale; Mateus Menezes, CEO e fundador da Meu Sapato Preto; Gerson Haas, vice-prefeito de Novo Hamburgo; Gerson Jacques Müller, presidente do Sindilojas Vale Germânico; Marlos Schmidt, presidente-diretor da Fenac; e José Paulo, reitor da Universidade Feevale, acompanharam a palestra realizada durante o evento - Oficina de Negócios.
Compartilhe essa publicação