Reforma Tributária e os Impactos no Consumo foi tema da última Oficina de Negócios de 2024

Na última quinta-feira, 28 de novembro, Sindilojas Vale Germânico realizou a sua a última Oficina de Negócios de 2024. Tendo como tema Reforma Tributária e os Impactos no Consumo, a reunião-almoço contou com a palestra ministrada pela advogada e procuradora geral do município de Novo Hamburgo, Fernanda Luft. O evento ocorreu, a partir das 11h, no Centro de Eventos do Sindilojas Vale Germânico e contou com a presença do Reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, do Presidente da CDL Porto Alegre, Írio Piva, do vereador eleito de Novo Hamburgo, Eliton Ávila, do Presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Jacques Müller e de empresários da região.
A Reforma
Durante a oficina Fernanda, que integra o grupo de trabalho sobre a reforma tributária vinculado ao Ministério da Fazenda e indicado pela Confederação Nacional dos Municípios, explicou como a Reforma Tributária vai funcionar e como ela visa simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro, impactando diretamente o dia a dia do consumidor e das empresas.
Segundo Fernanda a reforma será realizada ao longo de 70 anos e deve simplificar a tributação do país. “Hoje temos mais de 26 leis, ela vem para simplificar. Ela é para ser uma reforma mais ágil, mais normatizada, mais simplificada. Durante a transição vai ser um pouco difícil, mas depois elas devem entrar nos eixos”, afirma a advogada. Ela informou que em 2025 o país vai ter que começar a se organizar e em 2026 será um ano teste para a reforma. “Em 2027 começa efetivamente a implantação da reforma”, comenta.
Para a advogada uma das maiores diferenças será a mudança da matriz tributária, que passará a direcionar o imposto para as cidades aonde os produtos são consumidos e não mais, como é agora, aonde são produzidos. “Isso aqui mudará completamente a matriz tributária, e vai fazer a migração das empresas para outros lugares e fará os municípios se reinventarem”, completa Fernanda.

Durante a parte das perguntas o Presidente da CDL Porto Alegre, Írio Piva, salientou que a explicação de Fernanda sobre a reforma tributária foi a melhor que ele já ouviu.
Já o presidente do Sindilojas Gerson Müller, afirmou que o assunto é muito importante e que a explanação da advogada é fundamental para o entendimento do setor. “Para mim é uma satisfação te ouvir, e vamos te chamar aqui muitas vezes”, finalizou Müller.

Fonte: Comunicação e Marketing Sindilojas Vale Germânico