Confiança do Comércio registra alta no mês de abril

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou variação de 5,3% em abril de 2025. Com isso, o índice atingiu os 87,5 pontos na série com ajuste sazonal. Na relação com o mesmo período de 2024, o ICOM teve variação de -3,7 % na série sem ajuste sazonal, marcando 87,4 pontos em abril de 2025.
Na comparação marginal, o ICOM refletiu a alta significativa de 11,0% no Índice de Expectativas (IE-COM), que registrou 87,5 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA-COM, por sua vez, ficou praticamente estável (0,1%). Em nível, o ISA-COM chegou a 88,2 pontos. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, em que o ICOM recuou 3,7%, o IE-COM teve queda de 2,9% (86,8 pontos) e o ISA-COM de 3,5% (90,8 pontos).

A confiança do comércio apresentou alta em abril, devolvendo parte das quedas observadas nos meses anteriores. Apesar da alta, o índice ainda permanece em patamares baixos, em um cenário pessimista. Cabe destacar que a melhora no mês pode representar um ajuste após um período de expectativas mais negativas, e não uma reversão de tendência. O ambiente econômico segue incerto e desafiador, marcado por inflação e juros elevados. No entanto, alguns fatores têm oferecido suporte à atividade econômica, como a resiliência do mercado de trabalho, as transferências governamentais e a nova modalidade de crédito consignado que ainda está se consolidando. Ao se analisar a confiança por segmento, vemos que a recuperação observada foi decorrente de bens não duráveis, o que reforça a percepção de que os consumidores seguem cautelosos, priorizando itens essenciais.
Fonte: Fecomércio-RS