Black Friday: fatia do Natal em novembro

A pesquisa de Natal 2025 da Fecomércio-RS traz, mais uma vez, um bloco de perguntas sobre o comportamento de consumo na Black Friday. Apesar dos entrevistados terem sido questionados sobre a pretensão de comprar na Black Friday, é importante ressaltar que não se trata de uma pesquisa específica sobre Black Friday, mas que traz insights interessantes sobre o comportamento de consumo nessa data cada vez mais relevante para o varejo.
A pesquisa mostrou que entre os que vão comprar presentes nesse Natal, uma parte significativa vai aproveitar para fazer essas compras já Black Friday. Entre os entrevistados na pesquisa, quando questionados se realizariam compras na Black Friday, 56,4% afirmaram que realizariam compras em 2025. E entre os que farão compras na Black Friday, 64,1% responderam que aproveitarão a data para as compras de Natal. Praticada por uma parcela crescente do comércio no final do mês de novembro, a Black Friday tem mudado o perfil de consumo. Ainda que tipicamente seja preferida para compras para uso próprio, a proximidade com o Natal acaba por atrair parte do consumo natalino, tipicamente marcado pela compra de produtos para terceiros.
Os preferidos
Eletrodomésticos, vestuário e eletroeletrônicos. Esses são os itens mais procurados pelos consumidores da Black Friday.
Assim, os Eletrodomésticos (37,3%), seguido de Vestuário (18,0%) e Eletroeletrônicos (11,5%) deverão ser comprados na data que se consolidou no cenário de consumo brasileiro. O levantamento também mostra que o local mais indicado pelos entrevistados que vão comprar na Black Friday são as Lojas do Centro (58,5%), seguido pela Internet (34,1%) e Shoppings (15,2%). No que diz respeito às intenções de gastos com a compra na Black Friday, entre os que souberam indicar o gasto pretendido na data, o gasto médio por pessoa foi de R$ 1.329,33. Em comparação com 2024, os entrevistados afirmaram que pretendem gastar uma quantia superior à realizada no ano anterior. Entre os entrevistados que indicaram intenção de comprar na Black Friday e que haviam comprado em 2024, 27,2% afirmaram que irão gastar menos ou muito menos do que no ano passado, enquanto 46,4% das pessoas pretendem gastar mais ou muito mais; 26,5% devem gastar o mesmo que na Black Friday de 2024.
A Pesquisa de Final de Ano 2025 da Fecomércio-RS teve como público-alvo consumidores com interesse em realizar compras de Natal, entrevistados no período de 14 a 26 de outubro de 2025. Foram realizadas 385 entrevistas na principal cidade de cada Região Intermediária do Estado: Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Maria e Uruguaiana. Veja a pesquisa completa.
Fonte: Fecomércio-RS.



